Abordagem policial após violência doméstica acaba em pancadaria
Por: Redação do RSC - Dia: - Em: Segurança
Fonte da Notícia: www.rscportal.com.br

A PM atendeu nesta quinta-feira (11), uma ocorrência de ameaça no âmbito da relação doméstica, lesão corporal leve dolosa, resistência, incitação ao crime, desobediência, dano qualificado ao patrimônio público do estado e posse de drogas. Todas as violações citadas ocorreram no bairro Campo da Aviação, em Imbituba.
A guarnição estava em rondas quando foi acionada via Central Regional de Emergência para apurar uma discussão e possível violência doméstica contra a mulher. Enquanto se deslocava para a ocorrência, os agentes da PM foram informados que a solicitante havia fugindo da residência com seus filhos e que aguardava a viatura policial em via pública, próxima a residência onde os fatos ocorreram.
Após tomar ciência da ocorrência, a vítima desejou responsabilizar criminalmente o autor do crime. Com o apoio a Polícia Militar, ela retornou para a residência e se deparou com o autor no portão com um facão em mãos, onde, ao perceber a presença da Polícia Militar, abriu o portão e partiu para cima dos policiais militares com o facão apontado para um dos agentes.
Para conter o homem, foi necessário o disparo de equipamento elétrico incapacitante e a utilização de gás de pimenta. Mesmo após ser contido, ele pegou o equipamento elétrico incapacitante e jogou duas vezes contra o chão, danificando o equipamento da Polícia Militar.
Foi solicitado apoio para a ocorrência, pois o autor estava com sinais de embriaguez visíveis e sob possível efeito de drogas. O autor incitou alguns moradores do local para atentar contra os policiais também e estes também desobedeceram a ordem legal da PM para se afastar da abordagem policial e incitaram a violência contra a guarnição policial, com frases como: "vamos quebrar tudo", "aqui ninguém entra", "se entrar aqui é pau", entre outras, que aumentaram a violência física no local contra os agentes policias.
Objetos foram arremessados contra os policias, como garrafas de cerveja, pedras, areia e um varal de alumínio, restando necessário, para conter as agressões, o uso da arma de fogo cal.12. Chegou ao local o apoio das guarnições do PPT, e mesmo assim os envolvidos resistiram a prisão com chutes e socos, restando necessário pelos policiais presentes na ocorrência, o uso progressivo/escalonado da força, através de técnicas de imobilização e controle de contato.
Após a prisão dos autores dos crimes e procedimentos de segurança do local, foi realizado buscas na residência do autor das agressões contra a mulher. Foi apreendido no interior de um dos quartos aproximadamente 1 grama de substância semelhante a cocaína em um invólucro aberto, 2 gramas de substância semelhante a maconha (um cigarro e sementes de maconha), 1 garrafa de bebida alcoólica tipo Red Label aberta e com marcas de sangue, dez reais em dinheiro na forma de canudo provavelmente para utilizar cocaína, 1 cartucho de munição cal.12 letal deflagrado.
O local da ocorrência é um terreno com três casas. Uma das casas é de propriedade da vítima e comunicante da ocorrência, que, por morar no mesmo terreno do suspeito principal, mantinha uma relação de convívio permanente com o autor. Após todos os procedimentos, a PM conduziu os envolvidos a DP para as medidas cabíveis.
Foto: Reprodução internet